quarta-feira, 6 de março de 2013

3ª sessão de trabalho (explorar o Word)

Vamos continuar a trabalhar num Processamento de Texto (o Word)

Na sessão de ontem estivemos a explorar algumas ferramentas do Word.
As pessoas focaram-se principalmente nas ferramentas do menú Base, por exemplo nas que permitem modificar o tipo de letra usando as opções visíveis e as escondidas, ou seja, as que se aparecem quando se clica na seta que está na zona inferior direita (na secção Tipo de Letra que existe no menú Base). Mas houve alguma variação com pessoas a começar a explorar a secção Parágrafo e a mudarem o entrelinhamento e os espaços entre parágrafos.
Outras, resolveram espreitar outros menús além do Base e conseguiram descobrir (sem contar com isso) como "pintar" a página toda de outra cor (espreitaram o menú Esquema de Página). Vejam lá se descobrem o que eles fizeram!!!
Aqui fica a imagem que interessa...


E no meio dessas experiências, claro que houve oportunidade para:
- praticar gravação de documentos com novos nomes,
- perceber que devem estar atentos aos locais onde guardam os documentos (as pastas...)
- ser capaz de os ir buscar quando precisam de continuar o trabalho (na pasta? como se criam as pastas? no Ambiente de trabalho? como se procura o que existe?).
Isto são questões de organização, que parecem confusas no computador mas que fazem todo o sentido quando se lembram como era importante, nos seus locais de trabalho, que as coisas estivessem bem organizadas.

Também falámos de algumas dicas práticas para trabalhar no Processameento de Texto, em particular quando têm de escrever os vossos próprios textos. Aqui ficam algumas:
1º - Comecem por se preocupar com as ideias e não com a forma
Escrevam as ideias sem se preocuparem em ficar muito bonitinho, ou seja, não vale a pena emendar as palavras erradas, colocar Maiúsculas ou itálicos,...
Isso é a forma que vai ser melhorada mais tarde quando a maior parte das ideias já estiver escrita de forma coerente.
2º - Vejam se há erros que querem logo corrigir (ortográficos ou gramaticais) ou se querem mudar a ordem de frases ou parágrafos. Mas não se preocupem a "partir" palavras no final das linhas, isso só faz sentido no final de uma série de decisões e pode ser feito automaticamente.
Atenção que, por vezes, há erros que não são identificados automaticamente. Por exemplo, há uma diferença entre CRÍTICA e CRITICA mas o processamento de texto não o deteta.
3º - Tratem então do aspeto gráfico
É o tempo de definir o formato dos parágrafos, o tipo de letra, enfim tratar dos aspetos gráficos e organizativos do texto que facilitam a sua leitura.

E agora é continuar a praticar, a descobrir, a ter dificuldades mas a resolvê-las também...
Boa semana!

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