terça-feira, 16 de abril de 2013

Aprender em cursos abertos online

Hoje venho partilhar parte de uma notícia que está no site da Associação "O Direito de Aprender" pois acho que pode ser do interesse dos meus parceiros de aprendizagem (das TIC) da Universidade Sénior de Oeiras.

"O termo MOOC (Massive Open Online Course) significa cursos online abertos e em massa.
O MOOC nasceu em 2008 pelas mãos de Dave Cormier (Universidade de Prince Edward Island – Canadá) e desde então, os cursos online têm vindo a crescer substancialmente e já são várias as instituições conceituadas de ensino superior que disponibilizam este tipo de ensino. Entretanto já foi lançado, simultaneamente no Brasil e em Portugal, o primeiro MOOC em língua portuguesa. Para quem não tem acompanhado este movimento, divulgamos aqui algumas pistas para compreender melhor as suas potencialidades e algumas das instituições que desenvolvem MOOCs."

Além disso, este post tem 2 outros objetivos:
- desafiá-los a "navegarem" por outras águas sem medo de se afundarem...
- dar um mote para ver se conseguimos, durante a sessão, comentar no blogue.

Na sessão de hoje vamos também fazer um ponto da situação do que cada um aprendeu e das dúvidas com que ainda estamos.
É uma forma de nos prepararmos para avançar para outra fase, ok?

13 comentários:

  1. Boa tarde, as minhas desculpas pela chegada atrasada; consigo vir ao "blog" , mas visitá-lo.... ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Irene és muito gentil; pois ensinaste-me a responder a menina Olga.

      Eliminar
    2. Convém começar a chegar a horas, minha senhora!

      Eliminar
  2. BOA TERÇA FEIRA, BOA AULA

    ResponderEliminar
  3. Olá RUI, ISTO ESTÁ A SER DIFICIL?

    ResponderEliminar
  4. Atenção. Boa tarde. Em plena estreia mundial em primeira sessão.

    ResponderEliminar
  5. Olá colega Rui ! pedo desculpa pelo atraso , mas foi a 1ª vez.... esse comentário afetou-me!!!!!
    Brincadeira

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos,
    Foi muito interessante viajar pelo blog e verificar que tinha a possibilidade de me inscrever em cursos online por esse mundo fora!!!

    ResponderEliminar
  7. Ok, td bem. obrigada.bjissssssssssss

    ResponderEliminar
  8. Agora que já experimentaram fico à espera que repitam a dose...
    Até já

    ResponderEliminar
  9. Apesar de não ter assistido hoje á aula, relacionei-me um pouco com o assunto.

    Saudações á professora mada e colegas

    ResponderEliminar