sexta-feira, 29 de março de 2013

Boa Páscoa... e Primavera!

Desejos de que a Páscoa nos traga em breve a cor e o sol!!!

(acho que não temos sorte mas vale sempre a pena sonhar)
 
Talvez desconsolada pela falta de sol, as imagens do festival Holi, que existe na Índia para comemorar a chegada da Primavera, ajudaram-me a relembrar que há dias de cor, de sol e alegria!

Pesquisei no Google sobre este festival que desconhecia e apareceram imensas imagens que mostram como é explosivamente colorido esse festival. Apeteceu-me estar lá!

Aqui fica um pouco dessa cor e alegria.
Festival Holi (imagens divulgadas no Google)
Boa Páscoa e até breve!

terça-feira, 12 de março de 2013

4ª sessão (com cheirinho a férias!)

Mais um dia de trabalho para nos desafiarmos!


A proposta de trabalho de hoje será a de praticar mais um pouco o Word mas fazendo, cada um, o plano de um texto que vão produzir nas 2 semanas de interrupção que se avizinham.
E a construção desse plano vai servir (espero eu) para:
- tirar partido de algumas das ferramentas do Word - as do Menú BASE, em particular a secção do PARÁGRAFO);
- dar um bom pretexto para, depois de férias, explorarmos as ferramentas dos Menús INSERIR e   REVER

Mas além disso, vou ver se consigo organizar o tempo da sessão de forma a deixar um tempinho para virem aqui ao blogue arriscar fazer um comentário. Pelo menos algumas das pessoas! Pode ser por exemplo, dizer só o tema do texto que irão fazer nas férias... uma espécie de compromisso público, para já entre nós!

Aqui fica a proposta que vai ser feita:

quarta-feira, 6 de março de 2013

3ª sessão de trabalho (explorar o Word)

Vamos continuar a trabalhar num Processamento de Texto (o Word)

Na sessão de ontem estivemos a explorar algumas ferramentas do Word.
As pessoas focaram-se principalmente nas ferramentas do menú Base, por exemplo nas que permitem modificar o tipo de letra usando as opções visíveis e as escondidas, ou seja, as que se aparecem quando se clica na seta que está na zona inferior direita (na secção Tipo de Letra que existe no menú Base). Mas houve alguma variação com pessoas a começar a explorar a secção Parágrafo e a mudarem o entrelinhamento e os espaços entre parágrafos.
Outras, resolveram espreitar outros menús além do Base e conseguiram descobrir (sem contar com isso) como "pintar" a página toda de outra cor (espreitaram o menú Esquema de Página). Vejam lá se descobrem o que eles fizeram!!!
Aqui fica a imagem que interessa...


E no meio dessas experiências, claro que houve oportunidade para:
- praticar gravação de documentos com novos nomes,
- perceber que devem estar atentos aos locais onde guardam os documentos (as pastas...)
- ser capaz de os ir buscar quando precisam de continuar o trabalho (na pasta? como se criam as pastas? no Ambiente de trabalho? como se procura o que existe?).
Isto são questões de organização, que parecem confusas no computador mas que fazem todo o sentido quando se lembram como era importante, nos seus locais de trabalho, que as coisas estivessem bem organizadas.

Também falámos de algumas dicas práticas para trabalhar no Processameento de Texto, em particular quando têm de escrever os vossos próprios textos. Aqui ficam algumas:
1º - Comecem por se preocupar com as ideias e não com a forma
Escrevam as ideias sem se preocuparem em ficar muito bonitinho, ou seja, não vale a pena emendar as palavras erradas, colocar Maiúsculas ou itálicos,...
Isso é a forma que vai ser melhorada mais tarde quando a maior parte das ideias já estiver escrita de forma coerente.
2º - Vejam se há erros que querem logo corrigir (ortográficos ou gramaticais) ou se querem mudar a ordem de frases ou parágrafos. Mas não se preocupem a "partir" palavras no final das linhas, isso só faz sentido no final de uma série de decisões e pode ser feito automaticamente.
Atenção que, por vezes, há erros que não são identificados automaticamente. Por exemplo, há uma diferença entre CRÍTICA e CRITICA mas o processamento de texto não o deteta.
3º - Tratem então do aspeto gráfico
É o tempo de definir o formato dos parágrafos, o tipo de letra, enfim tratar dos aspetos gráficos e organizativos do texto que facilitam a sua leitura.

E agora é continuar a praticar, a descobrir, a ter dificuldades mas a resolvê-las também...
Boa semana!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2ª sessão (plano do que vamos fazer...)

O primeiro dia de trabalho com o computador...


Hoje foi apresentada e aceite a proposta de temas para as nossas sessões de trabalho.
A nuvem que representa um pouco a lógica que vamos seguir é esta:

Vamos ver se somos capazes de as concretizar... ainda andamos a ver qual é a nossa pedalada (de nós todos!). Aqui fica o nosso plano (que vai sendo ajustado à medida que vamos percebendo como caminhamos e para onde queremos ir).
Claro que ao longo de todo o tempo vamos procurar desenvolver hábitos de organização, mas aos poucos... E também, aos poucos vou desafiar as pessoas para que se habituem a usar o mail, por exemplo, para enviarem e receberem mensagens com ficheiros anexos... As questões ligadas à ética e à segurança vão aparecer, com certeza, pelo meio!

E hoje também foi a 1ª sessão em que as pessoas estiveram a começar a trabalhar com o Word. A maior parte das pessoas não teve ainda tempo de enviar o texto por mail para um colega. Mas o próximo dia também é dia!

E para treinarem ficaram com um TPC... É este:

Fazer um texto no Word (um dos 3 textos que estão na folha das Tarefas => Petetela, Mia Couto ou Valter Hugo Mãe), e guardá-lo numa pasta no vosso computador.

COMO É QUE FAÇO ISSO???? Aqui vão os passos a seguir:
1 - No computador de casa abrem uma pasta para guardar as coisas que dizem respeito a estas aulas.
   ??Onde vou abrir essa pasta?
Lembrem-se que pode ser no Ambiente de Trabalho (pode ser o mais fácil, para já) ou na pasta dos Documentos (uma pasta que está no Ambiente de Trabalho)
   ??Que nome vou dar a essa pasta?
Algumas pessoas disseram que ia ser Aulas Informática (escolham um que vos agradar).
2 - Depois abrem o programa Word e escolhem fazer um documento Novo.
  (i) Escrevem um dos 3 textos
  (ii) Gravam o documento (escolhem Guardar Como)
      - ONDE??? ver se são capazes de o guardar na pasta que criaram anteriormente
      - NOME??? têm de lhe dar um nome

É muita areia para a camioneta... e parece que se está perante uma estrada cheia de pedras!
Mas vão ver que vão ser capazes de encontrar caminhos...
Não se esqueçam de recorrer às folhas de apoio que vos dei... e de tomar notas das dificuldades que tiveram!
Bom trabalho!!!!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sobre a 1ª sessão desta aventura

E ontem foi o nosso 1º dia!


Tivemos a sala cheia, numa sessão que serviu essencialmente para nos darmos a conhecer... ou seja, para partilharmos "quem somos e ao que vimos".
Foi muito bom perceber a diversidade de experiências que cada um de nós traz, a vivacidade e apetência com que todas as pessoas estão. E isto é muito estimulante para mim! Espero que também o seja para vocês.

Não tivemos tempo para começar a mexer nos computadores como eu gostaria, por exemplo, para cada um dos presentes visitar este blog ao seu próprio ritmo e "perder-se" na sua navegação!
Mas ficou como TPC (este maldito vício escolar ;)) vir aqui, pelo menos, para responder ao Inquérito que estava na 1ª mensagem.
E gostei de ver que já começaram a aparecer respostas. Claro que aqui, no blog, não percebem quem respondeu ou não mas eu já estou a receber as respostas.

Na próxima sessão uma coisa que vocês vão perceber é como é que eu vejo as respostas, que ferramenta é esta, ou antes, que mundo é este! Vai ser um abrir do apetite para algumas pessoas mais atrevidas começarem a explorar espaços novos...

Agora a bola está do meu lado... desenhar uma sequência de atividades (temas) que vá de encontro aos interesses e que permita a vivência de diferentes ritmos e competências nestas andanças.
Vamos ver se sou capaz de dar um contributo que seja relevante para cada um dos participantes.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Preparando a 1ª sessão

Por onde começar???


Este é o problema que se coloca logo à partida.
E para conseguir alguns elementos, resolvi criar um questionário para as pessoas preencherem online ao vivo na 1ª sessão.
Pode ser problemático? Pois pode, mas só com problemas é que nós aprendemos, pelo menos é a minha convicção!
Para já, sou eu que preciso de aprender, neste caso preciso de saber um pouco mais sobre as pessoas com quem vou trabalhar. Por exemplo:
- como é que interagem com o computador físico (teclado, rato, ecrã)?
- como se organizam na interacção com as informações e as dúvidas que lhes surgem?
- que tipo de apoio precisam para desbloquear alguma situação inesperada?...

Então, uma das situações que vamos viver na 1ª sessão de trabalho é a de, cada pessoa, responder ao tal questionário que criei.
O que é preciso?
Clicar na palavra INQUÉRITO e depois responder ao que vai surgir...
Espero que funcione!!!!